Mensagens populares

domingo, 14 de dezembro de 2008

Fracassos

Embora saiba que a vida não é feita por um caminho bonito, de paz e de escolhas fáceis, também sei que é esta a vida que temos e cabe-nos a nós cuidar esse caminho contra todos os fracassos que a vida nos tráz.

"Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisa aprender." (Charles Dickens)

Não é que seja um grande conhecedor de Charles Dickens, bem pelo contrário, contudo esta frase chamou-me a atenção para todos os fracassos e problemas que já todos nós tivemos ao longo da nossa vida.
Com todos esses fracassos nós ficamos mais fortes, crescemos com eles aprendemos sempre algo que não sabíamos. Isto leva-me a crer que todos os fracassos têm um lado positivo, embora pareça um pouco antitético, cabe-nos a nós sabermos tirar proveito de tal eventualidade.
Talvez todos os fracassos que temos ao longo dos nossos dois dias de vida sejam apenas e só, para nos ensinar algo que precisamos de aprender para o futuro! Talvez todos estes fracassos sejam um estímulo à nossa capacidade de aprendizagem.
Sendo assim o que é um fracasso além de um bem precioso que vida nos dá? Se de todos os fracassos que temos ao longo da vida retirarmos uma pequena percentagem de ensinamento, com toda a certeza que ao chegar o dia do julgamento final, saíremos deste mundo bem mais sábios.
Se alguém um dia me perguntar se me sinto fracassado eu irei-lhe simplesmente responder que um fracassado é aquele que pensa que nunca fracassou e que por isso não tirou qualquer ensinamento dos seus fracassos, tendo isto em conta resta-me deixar um conselho, tentem não fracassar mas se por algum motivo algum dia fracassarem, aprendam tudo aquilo que conseguirem com o vosso fracasso, caso contrário vão sentir-se fracassados o resto das vossas vidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário